A dermatologia é a área da medicina que trata da pele, tecido subcutâneo, cabelos, unhas e mucosas em todos os seus aspectos. Podendo abranger desde alergias cutâneas até tumores.

A dermatologia clínica é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças ou distúrbios da pele.

A dermatologia cirúrgica é responsável pelo diagnóstico e tratamento de lesões na pele e seus anexos que requerem um ato cirúrgico para removê-las.

As doenças de pele atingem indivíduos de todas as idades, sendo as mais comuns:

Acne

A acne é uma doença de pele muito comum que ocorre em pessoas de todas as idades, principalmente em adolescentes. Seu surgimento está condicionado à proliferação bacteriana dos poros da pele que se encontram obstruídos.

O tipo de tratamento e sua duração, está condicionado com as particularidades de cada paciente. Sendo necessário que um dermatologista realize o diagnóstico.

Alergias (internas, externas, reações à medicamentos)

As alergias são reações inflamatórias caracterizadas por vermelhidão, coceira, irritação, descamação, inchaço, manchas ou borbulhas (brancas ou avermelhadas).

Eczemas

Eczemas são inflamações que atingem indivíduos predispostos geneticamente a essa condição.  São caracterizados pela presença de vermelhidão, coceira, bolhas, feridas, inchaço, descamação, presença de crostas, entre outros sintomas.

Hanseníase

A hanseníase pode se apresentar em forma de manchas claras, escuras ou avermelhadas, caracterizadas por terem seus limites muito irregulares. Caroços ou inchaços podem se manifestar em regiões como orelhas, mãos, cotovelos ou pés. Dependendo do estágio no qual a doença se encontra, pode-se perder a sensibilidade da pele afetada.

O tratamento é eficaz e após iniciado, não há mais riscos de transmissão. Quanto mais cedo diagnosticado, mais efetivo e livre de sequelas será a intervenção.

Infecções por bactérias: furúnculo, impetigo;

As infecções bacterianas na pele podem vir, ou não, acompanhadas de pus. Causam lesões, bolhas, inchaços e inflamações na área atingida.  As doenças mais comuns são o furúnculo, a foliculite, celulite infecciosa, entre outros.

O tratamento deve ser feito com o antibiótico correto, pois é possível que a infecção entre na corrente sanguínea e se espalhe pelo corpo. Deve-se priorizar a busca por ajuda médica, o mais rápido possível, para evitar que a doença se agrave, trazendo consequências maiores.

Infecções por fungos: micoses

As infecções por fungos ocorrem, em geral, nas áreas mais úmidas e quentes do corpo, como por exemplo entre os dedos do pé, região genital, axila e virilha. A micose da pele ou unhas, frieira e candidíase são algumas das infecções por fungos que ocorrem na pele.

O tratamento é realizado através de medicações antifúngicas indicadas pelo dermatologista.

Infecções por vírus: herpes, verrugas

Mais comuns em crianças, as infecções virais da pele são caracterizadas pela presença, ou não, de pus, bolhas, descamação ou manchas escuras na área atingida. As doenças mais comuns são a Herpes, Catapora, Sarampo e as Verrugas.

O diagnóstico pode ser realizado através da observação dos sintomas ou por uma biópsia do tecido afetado. O tratamento se dá com antivirais orais, higienização local e aplicações de pomadas específicas.

Neoplasias cutâneas (tumores benignos e malignos)

Tumores benignos podem se manifestar na pele no aspecto da maioria dos tipos de pintas, verrugas (causadas por vírus), Lipomas (tumores que afetam as células de gordura), entre outros.  Se caracterizam pelo seu crescimento de forma organizada e lenta, com limites bem nítidos.

Os tumores malignos cutâneos, conhecidos também como câncer de pele, são os mais frequentes no Brasil e no mundo. Ocorre quando há multiplicação das células de pele descontroladamente.  O câncer de pele tem cura quando descoberto em sua fase inicial, por isso é necessário consultar um dermatologista logo que surgirem as primeiras suspeitas.

Psoríase

Bastante comum, é uma doença autoimune, caracterizada pela presença de lesões avermelhadas e descamativas na pele. Aparecem principalmente nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo, unhas, região genital, mãos e pés.

Quanto mais rápido diagnosticada, mais simples se torna o tratamento da psoríase.  O tratamento varia de acordo com as características e estágio que a doença se encontre. Sendo o maior objetivo do dermatologista, normalizar a aparência da pele e reduzir a inflamação da região afetada.

Queda de cabelos

A queda de cabelo é uma condição que assusta a maioria das pessoas. Quando a queda se torna constante e bastante intensa, é recomendado procurar um dermatologista imediatamente.

Existem diversas causas para a queda de cabelos, entre elas estão a utilização de produtos químicos, alterações hormonais, doenças no couro cabeludo, estresse, entre outros.

O tratamento para a queda de cabelos varia de acordo com sua causa e o estágio na qual se encontra.

Unhas fracas

O enfraquecimento das unhas pode ter diversas origens, como por exemplo o fato da pessoa roer unhas, a exposição das unhas à produtos químicos, a psoríase e até mesmo micoses.

O diagnóstico é realizado após exame dermatológico e o tratamento adequado é recomendado de acordo com o quadro clínico.

Desconto de 20% nos tratamentos.