Perceptíveis e desagradáveis, as olheiras são um problema estético que acomete muitas pessoas, especialmente as mulheres. Quem nunca acordou com os olhos fundos e cheios de olheiras?  

Infelizmente, em certas pessoas, essa é uma situação crônica e permanente, onde nem mesmo a maquiagem consegue amenizar todo o aspecto. Nesses casos, os procedimentos estéticos se tornam a melhor alternativa para tratar do quadro. Saiba mais sobre as olheiras e quais são os tratamentos indicados para você!  

O que são olheiras?  

As olheiras nada mais são do que manchas escurecidas logo a baixo dos olhos. O visual normalmente é ocasionado pelas famosas noites mal dormidas. Entretando, elas também podem ser provenientes de outros fatores. Dentre eles estão:  

  • Envelhecimento da pele; 
  • Características físicas; 
  • Hábitos e condições adquiridas ao longo da vida; 
  • Má circulação sanguínea; 
  • Tipo de pele; 
  • Fatores genéticos. 

Quais são os tipos de olheiras que existem? 

A região dos olhos é composta por uma pele muito fina e sensível. Por isso, os diversos fatores influenciam diretamente na saúde e tonalidade, criando diferentes tipos de olheiras. Veja essas classificações e descubra qual é a sua:  

Bolsa  

Caso a olheira se pareça com uma bolsa de pele em baixo dos olhos, provavelmente se trata de uma questão estrutural, devido ao formato do contorno dos olhos. Tal condição, pode também ter ligação com a flacidez e a falta de firmeza da pele. 

Pigmentada  

Caracterizada por parecer um círculo marrom ou escuro em baixo dos olhos, esse tipo de olheira está associada ao acúmulo de melanina. Isso pode ocorrer devido à presença de sardas e melasmas, ou também, pela exposição excessiva ao sol. 

Profunda

Essa olheira é ocasionada por uma alteração na posição da pálpebra superior e pela perda de volume no tecido da região. A cavidade ocular acaba sendo mais funda, criando uma sombra. Esse modelo acontece devido a fatores genéticos ou ao envelhecimento da pele, seja ele precoce ou não.

Vascular  

Com tons arroxeados ou azul, esse tipo ocorre devido a má circulação sanguínea na região, que pode acontecer devido ao acúmulo de hemoglobina ou decorrente de poucas horas de sono. Em muitos casos, a região fica inchada por conta do excesso de líquidos. 

Quais são os tratamentos indicados? 

Atualmente, existem muitos cremes clareadores disponíveis no mercado dermatológico. Sim, eles são eficazes para muitos casos de olheiras. Porém, a melhor estratégia para trata-las é agendar uma avaliação com um dermatologista, para que ele possa determinar o tratamento mais adequado. 

O uso de cremes clareadores é recomendado, desde que seu uso seja complementado com a realização de tratamentos estéticos. Assim, o resultado será melhor, especialmente nos quadros mais acentuados. Veja dois procedimentos muito recomendados para olheiras:  

01. Laser CO2 Fracionado 

O laser é um procedimento que emite dois feixes de luz simultaneamente, renovando as células e o ciclo epitelial como um todo. Assim, a sua ação estimula a produção de colágeno e de elastina, responsáveis por amenizar a flacidez da pele e remover as manchas.  

02. Preenchimento facial

Já o preenchimento facial é um procedimento mais simples feito com a aplicação de ácido hialurônico na região a baixo dos olhos. Essa substância, facilmente absorvida pelo nosso organismo, devolve o volume e deixa a pele mais lisa e uniforme.   

Como prevenir as olheiras?

 Alguns hábitos cotidianos contribuem para o envelhecimento e flacidez da pele, de uma forma geral. Quando a derme é negligenciada, as regiões frágeis serão as primeiras a sofrerem. Por isso, para prevenir o aparecimento das olheiras, evite: 

  • Fumar; 
  • Estresse; 
  • Excesso de álcool; 
  • Excesso de química no rosto; 
  • Insônia; 
  • Má alimentação. 

Para auxiliar ainda mais, invista em cremes clareadores com retinol, vitamina K e C, ácido ferúlico, Kójico e fítico, entre outros componentes. 

Procure um profissional! 

Ainda restam dúvidas? Então, procure um dermatologista para te orientar. Por mais que você tenha se identificado com algum dos tipos de olheiras citados acima, apenas um profissional poderá confirmar. Faça uma avaliação na Coderm e descubra qual é o melhor tratamento para o seu quadro!   

20%
OFERTA ESPECIAL DO SITE

Cuide da saúde do seu corpo. Você merece!

Desconto de 20% na consulta.
SOMENTE para agendamentos através do site!

AGENDAR AGORA