É muito comum os pacientes que desejam alterar o formato do nariz não saberem exatamente a diferença entre a rinoplastia e a rinomodelação. Muitos pensam que os procedimentos são iguais, mas há distinções importantes entre os dois.  

Quer saber qual é essa diferença? Então não deixe de continuar acompanhando este texto até o final! Diremos quais são as principais diferenças e para quais casos cada um deles é mais indicado. Confira!  

O que é a rinomodelação? 

rinomodelação é um procedimento não invasivo realizado com o propósito de remodelar a área nasal, proporcionando assim um formato mais simétrico e proporcional à face.  

Para sua realização, primeiramente é aplicada uma anestesia local e posteriormente aplicado o ácido hialurônico. Tal substância será responsável por preencher e moldar o nariz até que ele fique de acordo com o resultado esperado. A rinomodelação é um procedimento que dura entre 2 e 3 anos e, caso o paciente queira o manter, é preciso realiza-lo novamente.  

O procedimento leva somente 30 minutos para ser finalizado e não impede que o paciente volte a realizar atividades rotineiras logo depois (exceto atividades físicas). Ele não é indicado para corrigir problemas respiratórios, uma vez que tem finalidade estética. Além disso, ele não é capaz de reduzir o volume do nariz, já que é feito com a aplicação do ácido hialurônico para melhorar a harmonia.  

O que é a rinoplastia? 

Ao contrário da rinomodelação, a rinoplastia é uma cirurgia definitiva que pode tanto aumentar como também diminuir as proporções do nariz. Para isso, ela pode ser feita por meio de duas técnicas, a aberta e a fechada.  

Na técnica aberta é realizada uma incisão na cartilagem entre as narinas. Assim o médico cirurgião consegue erguer os tecidos para visualizar melhor a área que precisa ser trabalhada. Já na técnica fechada, são feitas incisões dentro do nariz, essa metodologia não permite a mesma visualização que a cirurgia aberta, porém garante menos cicatrizes.  

A cirurgia é feita com anestesia local e durante o período de recuperação deve-se ter mais cuidados. Isso porque o paciente precisa suspender exercícios físicos por 2 a 3 meses, além de se manter em repouso e ingerir somente alimentos pastosos por 15 dias. Além disso, ele pode deixar cicatrizes discretas.  

Rinomodelação X Rinoplastia: qual procedimento escolher? 

Agora que mostramos quais as diferenças entre a rinomodelação e a rinoplastia, você deve ter ficado em dúvida entre qual o melhor para você, certo?  

Ambos devem ser considerados quando deseja-se alterar o formato do nariz. Por isso é preciso analisar cada um, quais os resultados e como é feito o procedimento. Como exemplo, apesar de rinoplastia ser mais demorada e precisar de mais cuidados durante o pós-operatório, ela garante resultados melhores para pessoas que querem reduzir o volume do nariz ou querem efeitos permanentes.  

Já a rinomodelação pode ser realizada rapidamente e sem a necessidade de repouso. Entretanto, ela não é eficaz para corrigir problemas respiratórios ou diminuir o volume do nariz. Além disso, os resultados não são permanentes, logo é preciso a reaplicação do ácido hialurônico.  

Sendo assim, para escolher o melhor procedimento para você não deixe de conversar com o profissional especializado responsável pelo seu caso. Detalhe tudo o que espera do procedimento e analise bem o que o profissional de saúde apresenta como opção. Assim vocês podem escolher entre a realização da rinomodelação ou da rinoplastia.  

Tire suas dúvidas na Coderm! 

Ao longo deste texto mostramos quais as diferenças entre a rinomodelação e a rinoplastia. Explicamos que o primeiro procedimento não é uma cirurgia e pode ser realizado em clínicas com o objetivo de corrigir defeitos do contorno do nariz. Já o segundo é uma cirurgia definitiva feita para diminuir ou aumentar as proporções do nariz. Além disso, mostramos como escolher entre os dois procedimentos.  

Gostou de entender mais sobre o tema? Então não deixe de agendar uma consulta na Coderm para retirar suas dúvidas!  

20%
OFERTA ESPECIAL DO SITE

Cuide da saúde do seu corpo. Você merece!

Desconto de 20% na consulta.
SOMENTE para agendamentos através do site!

AGENDAR AGORA