dermatologia é a especialidade médica que trata da pele, cabelos, tecido subcutâneo e mucosas. Subdivida entre as áreas clínica e cirúrgica, a especialização diagnóstica, trata e cuida da prevenção de pacientes de todas as idades. Quer entender mais sobre o tema? Neste texto explicaremos o que é a especialidade e quais as diferenças e semelhanças entre as subdivisões da área. Confira mais a seguir!

O que é a dermatologia?

Como já foi dito, a dermatologia é uma especialização criada para os cuidados da pele, unhas e cabelo. Responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de distúrbios e doenças das áreas mencionadas, o dermatologista costuma tratar os seguintes casos:

• Acne – surge devido à proliferação bacteriana dos poros da pele;
  • Eczemas – inflamações que atingem indivíduos predispostos geneticamente;
  • Hanseníase – manchas claras, escuras ou avermelhadas;
  • Furúnculos – infecções bacterianas, causam lesões, bolhas e inchaços nas regiões;
  • Micoses – infecções por fungos que ocorrem nas áreas mais úmidas e quentes do corpo, além da micose outras inflamações causadas por fungos são a candidíase e a frieira;
  • Infecções por vírus – as infecções mais comuns deste tipo são a catapora, o sarampo, a herpes e as verrugas;
  • Neoplasias cutâneas – tumores benignos que podem se manifestar como verrugas e pintas, e crescer de forma organizada e lenta;
  • Psoríase – doença autoimune que descama, causa lesões avermelhadas e descamativas na pele;
  • Unhas fracas – causada por diversos fatores, como uso de produtos químicos e micoses;
  • Queda de cabelos – causada pela alteração hormonal, doenças no couro cabeludo e diversos outros fatores.

O que é a dermatologia clínica?

A dermatologia clínica é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e distúrbios do cabelo, pele, unhas e mucosa. O dermatologista clínico deve ser procurado quando o paciente apresenta alterações que possam comprometer seu bem-estar e saúde. Assim, ele solicitará exames e avaliará a pessoa para recomendar o tratamento mais adequado.

O que é a dermatologia cirúrgica?

Já a dermatologia cirúrgica envolve todo procedimento que precisa de ato cirúrgico para tratamento. Esses podem ser pouco invasivos e necessitarem somente de anestesia local, ou mais complicados, como o tratamento de câncer de pele. Algumas das intervenções comuns são as seguintes:

• Remoção de cistos;
  • Biópsias;
  • Correção de cicatrizes
  • Remoção de pintas;
  • Remoção de lipomas;
  • Remoção de tumores;
  • Tratamento de câncer de pele.

Dermatologia clínica e cirúrgica: o que elas têm em comum?

Apesar de a dermatologia clínica ser diferente da cirúrgica, ambas tem como foco o cuidado da pele, cabelo e unhas do paciente. Sendo assim, mesmo que a área cirúrgica seja mais invasiva que a clínica ambas promovem o bem-estar e saúde da pessoa.

Além disso, as duas sub áreas se aproximam quando a dermatologia lida com tratamentos que visam melhorar esteticamente a aparência da pele do paciente. Conhecida também como cosmiatria, a especialidade estética lida com os seguintes procedimentos:

• Limpeza de pele – procedimento que retira todas as impurezas da pele, renova as células e promove a hidratação;
  • Laser – diminui manchas, fecha os poros e proporciona a pele aspecto mais liso e sedoso;
  • Peeling – tratamento recomendado para diminuir cicatrizes e manchas da pele;
  • Preenchimento – responsável pela remodelação facial, diminuição de rugas e melhora da sustentação da pele;
  • Botox – melhora o contorno facial e diminui a sudorese de regiões como pés, axilas e mãos.

Realize seu tratamento dermatológico na Coderm!

Ao longo deste texto explicamos que a dermatologia é a área médica que cuida da pele, do cabelo, das unhas e das mucosas. Dissemos que a área se subdivide em clínica e cirúrgica, enquanto a primeira é responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças a segunda se responsabiliza por intervenções cirúrgicas simples, porém mais complexas. Posteriormente, dissemos que ambas podem ser complementares e utilizadas em conjunto para melhorar o aspecto da pele.

Gostou de entender mais sobre essa especialidade? Então não deixe de entrar em contato para tirar suas dúvidas e agendar seu tratamento dermatológico na Coderm!

Desconto de 20% na consulta.