Quem nunca sofreu com o surgimento de espinhas e uma pele oleosa, não é mesmo? A acne é um problema que incomoda muitas pessoas que querem ter uma pele bonita e é causada pelo aumento da oleosidade da pele.  

Quer entender mais sobre essa doença dermatológica? Neste texto vamos explicar tudo para você! Primeiramente, diremos o que é a acne e quais são as suas principais causas. Posteriormente, desvendaremos alguns mitos sobre a doença. Confira!  

O que é a acne? 

Como dissemos na introdução, a acne é uma doença muito comum. Normalmente ela surge no início da puberdade e se manifesta com mais intensidade durante tal período. Caracterizada pelo surgimento de espinhas e cravos, ela causa muito incomodo e pode ainda deixar cicatrizes na pele.  

Ela surge quando há a produção de sebo em excesso, o qual obstrui os poros da pele e causam inflamações, popularmente conhecidas como espinhas. Além do rosto, outras áreas muito atingidas pela acne são o dorso e o peito, porém a doença pode afetar toda a extensão do corpo, exceto os locais em que não há poros.  

Principais causas da acne! 

Apesar de ser muito comum na adolescência, tais sinais pode surgir em qualquer fase da vida adulta. As suas principais causas são: 

  • Alimentação; 
  • Estresse; 
  • Uso de corticoides; 
  • Desequilíbrio hormonal; 
  • Predisposição genética; 
  • Uso prolongado de maquiagem (ou dormir de maquiagem). 

Mitos e Verdades sobre a acne 

Como citado anteriormente, a acne é uma condição dermal muito comum, porém existem muitas dúvidas acerca desses sinais. Veja alguns mitos e verdades sobre essa doença: 

  1. O chocolate provoca acne? 

O chocolate tem altos índices glicêmicos, por isso ele estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas e assim pode aumentar a oleosidade da pele. Não somente ele como também alimentos gordurosos, doces e derivados do leite podem agravar o problema. Sendo assim, podemos dizer que o chocolate provoca espinhas, se consumido em excesso. Por isso, invista no consumo de chocolates amargos e meio amargos com moderação.  

  1. Lavar o rosto várias vezes durante o dia diminui a acne? 

Pelo contrário, esse hábito aumenta a oleosidade da pele e consequentemente a quantidade de espinhas. Desse modo, o ideal é sempre higienizar a pele adequadamente duas vezes ao dia. Para isso, é preciso usar produtos específicos sempre pela manhã e à noite.  

  1. O clima quente faz com que apareçam mais espinhas? 

Sim! Com o aumento da temperatura, a pele tende a produzir mais oleosidade como forma de proteção. Assim os poros se dilatam e há o surgimento de tais sinais. Para evitar esse problema durante dias quentes é ideal manter a pele limpa e hidratada, além de usar um protetor solar para a pele com acne.  

  1. A menstruação pode causar acne? 

Durante o período de menstruação, a oleosidade e acne podem aumentar. Isso acontece porque o aumento da produção de hormônios faz com que as glândulas sebáceas também aumentem e consequentemente a pele fique mais oleosa e com mais espinhas.  

  1. O anticoncepcional piora as espinhas? 

Isso depende do anticoncepcional usado. Alguns levam a alterações hormonais e consequentemente ao aumento da acne. Por outro lado, alguns anticoncepcionais podem fazer com que haja a diminuição da oleosidade e assim surjam menos espinhas. Por isso, é preciso o aconselhamento de um ginecologista para a escolha de tal medicamento.  

  1. Acne é contagiosa? 

Apesar de essa ser uma infecção, tal condição não é contagiosa. Como já vimos, ela é causada por uma série de outros fatores, como exemplo a hereditariedade e alimentação.   

Como tratar a pele com acne? 

Para evita-las, o ideal é limpar e hidratar a pele adequadamente duas vezes por dia, uma vez pela manhã e outra à noite. Além disso, é ideal ingerir a quantidade de água ideal para o seu organismo por dia e evitar alimentos gordurosos e industrializados.  

Outra medida ideal para eliminar a acne é a consulta a um dermatologista. Esse profissional indicará quais os melhores tratamentos para a sua pele e assim orientará você adequadamente. Agora se você deseja diminuir manchas e cicatrizes causadas pelas espinhas, alguns tratamentos ideais são o Laser CO2 Fracionado e o Peeling Químico.  

Tire suas dúvidas na Coderm! 

Ao longo deste texto dissemos que a acne é uma doença dermatológica muito comum. Caracterizada pelo surgimento de espinhas e cravos, ela causa o aumento da oleosidade da pele e assim gera todo processo que faz com que surjam as espinhas. Além disso, desvendamos alguns mitos acerca dessa doença.  

Gostou de entender mais sobre esse tema? Então não deixe de agendar um horário na Coderm para retirar todas as suas dúvidas!  

20%
OFERTA ESPECIAL DO SITE

Cuide da saúde do seu corpo. Você merece!

Desconto de 20% na consulta.
SOMENTE para agendamentos através do site!

AGENDAR AGORA