Todo mundo sabe que existem incontáveis tipos de doenças de pele. Inclusive aquelas oferecem sim risco para a nossa saúde e que são esquecidas e até negligenciadas. A derme pode acabar apresentando desde micoses até cânceres e é necessário estarmos atentos para alterações anormais, que podem ser percebidas no dia a dia.

A dermatologia é área que cuida de pele, tecidos, cabelos e unhas. Para tratar de doenças de pele de maior gravidade, existe a área clínica, para atendimento médico, e até mesmo a cirúrgica, para remoção de tumores, cistos e cânceres. Confira algumas doenças perigosas e suas características. Se você se identificar com alguma delas, procure um dermatologista!

Hanseníase

Quando está sem tratamento, é uma doença transmissível que afeta pele e os nervos podendo provocar sequelas. É perceptível através de manchas claras, escuras ou avermelhadas, com limites irregulares. Caroços e inchaços podem aparecer em regiões como: orelhas, mãos, cotovelos e pés. Com a evolução da doença, a sensibilidade da pele vai sendo perdida.

Psoríase

Essa doença crônica e autoimune é bastante comum, mas gera muitos desconfortos por suas lesões avermelhadas e descamativas que, se não tratadas, vão se espalhando pela pele. Geralmente, a psoríase aparece nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo, unhas, regiões genitais, mãos e pés. O dermatologista busca reduzir e normalizar a inflamação. Quanto mais rápido o tratamento for iniciado melhor será a qualidade de vida do paciente.

Lipoma

É um tumor benigno constituído por células de gordura. Geralmente, é uma espécie de caroço macio ao toque, indolor e elástico, aparecendo principalmente nas costas, abdômen e ombros. São mais comuns a partir dos 40 anos e bem raros em crianças. Não requer tratamento, mas sim a remoção do lipoma.

Eczema (Dermatite atópica)

Parecida com a psoríase, é uma inflamação que atinge pessoas com predisposição genética, apresentando: vermelhidão, coceira, bolhas, feridas, inchaços, descamação e crostas. Geralmente aparece quando a pele entra em contato com uma substância irritante ao indivíduo, podendo ser ainda durante a infância. Durante as erupções da doença, podem ocorrer úlceras com secreções. Fique atento!

Câncer de pele

Os cânceres de pele malignos são os mais comuns no Brasil e no mundo. Por isso, os cuidados com qualquer alteração na derme devem ser redobrados. Muitas vezes, pode se tratar apenas de um tumor benigno ou outra doença de pele de menor significância. Mas, se você tem uma mancha, ferida, nódulo, saliência ou sinal suspeito, fique atento à essas características:

• Crescimentos anormais
  • Dor ou incômodo na região
  • Coceira no local
  • Sangramentos
  • Ferida que não sara
  • Mancha de borda irregular
  • Sinal ou mancha com cores diferentes

Doenças de pele: a Avaliação de um dermatologista

Os casos de doenças de pele podem variar muito de acordo com o tipo da doença, o estágio em que ela se encontra, e também com as características do próprio indivíduo. Não ignore os pequenos sinais do seu corpo! Eles podem ser um aviso de que algo no seu organismo já não está bem!

Está com suspeita de alguma das doenças citadas? Não fique aflito! Procure o centro de dermatologia Coderm e receba todo o apoio e segurança que precisa para avaliar a sua pele, mancha, sinal ou irregularidade e iniciar um procedimento. O melhor tratamento é a informação!

Desconto de 20% na consulta.