Além de ser o maior órgão do corpo humano, a pele é essencial para barrar os agentes do meio, como as bactérias e vírus. Ela também é responsável pela regulação térmica e pelas as funções sensoriais. Sendo assim, além de nos preocuparmos em manter a sua boa aparência, é preciso ter alguns cuidados extras para prevenir as doenças de pele.  

Neste texto veremos tudo sobre esse assunto. Lembraremos o porquê de os cuidados com esse órgão serem essenciais. Depois, explicaremos quais são as doenças que podem acometer a derme. Por fim, apresentaremos alguns cuidados básicos para você manter sua pele bonita e saudável.  

Os cuidados com a pele são essenciais! 

Como já foi dito, a pele é o maior órgão do corpo humano. Por isso é extremamente importante manter alguns cuidados essenciais para evitar o surgimento das doenças de pele. Além disso, a dermatologia clínica e a cirúrgica são essenciais para identificar prevenir doenças nesse órgão. Isso porque ambas são áreas da medicina que olham especificamente para a pele, cabelos e unhas.  

Quais doenças podem acometer a derme? 

Existem muitas doenças que podem acometer a derme, veja quatro dentre as mais comuns:  

1. Acne 

Comumente conhecida como espinhas e cravos, a acne surge quando as glândulas sebáceas estão inflamadas. Normalmente ela acomete mais adolescentes e mulheres. Além de causar desconforto, devido a lesões, ela ainda pode incomodar esteticamente muitas pessoas.  

2. Câncer de pele  

Dentre o total de diagnósticos de câncer, 33% dessa doença acomete a pele. Ela é provocada quando há o surgimento descontrolado de células da pele e pode causar melanomas, responsáveis pelo maior índice de mortes de câncer de pele.   

3. Eczema 

A Eczema é uma variação de dermatose que pode causar lesões na pele. Ela poderá aparecer na versão aguda ou crônica. Na versão aguda, ela ocasiona marcas avermelhadas e pequenas bolhas de água na pele. Já na versão crônica, ela pode gerar crostas e aumentar a espessura da pele.   

4. Psoríase 

Essa é uma doença crônica que acomete a muitas pessoas. Ela gera manchas espessas e escamosas na pele e é frequentemente associada a distúrbios do humor, artrite e diversos tipos de cânceres. 

4 cuidados para se prevenir das doenças de pele! 

Agora que você viu o quão importante é manter a pele bem cuidada, conheça algumas ações que podem ajudar a prevenir doenças de pele:  

• Limpeza e hidratação da pele diária 

Excesso de suor e sujeira podem ressecar a pele e assim facilitar a entrada de microrganismos causadores de infecções, micose e frieiras.  Por isso, é ideal manter a limpeza diária da pele com pelo menos um banho diário e uso de sabonete antisséptico. Além disso, você deve sempre usar hidratantes corporais que estão de acordo com o seu tipo de pele (seca, extra-seca ou oleosa).   

 • Uso de protetor solar 

O uso de protetor solar evitará que sua pele fique diretamente exposta aos raios prejudiciais do sol. Sendo assim, o recomendado é usar o protetor solar cerca de 20 a 30 minutos antes da exposição solar e renovar o produto a cada 3 horas. Além disso, deve-se passar o produto em toda a extensão exposta ao sol.  

• Manter a pele sempre seca 

Os fungos causadores de micoses e frieiras surgem quando a pele está úmida. Sendo assim, é primordial manter a pele seca sempre, principalmente nas áreas mais propicias, como entre os dedos dos pés e axilas.  

• Ingestão de líquidos e de uma dieta balanceada 

Além de provocar dores de cabeça, tonturas e desmaios, a desidratação pode afetar a saúde da pele. Por isso, é preciso consumir de dois a três litros do líquido diariamente. Para quem tem dificuldade beber muita água, o consumo de chás e sucos naturais pode auxiliar nessa tarefa diariamente.  

A Coderm cuida da sua pele! 

Ao longo deste texto mostramos tudo sobre as doenças de pele. Explicamos que a pele é um órgão que está muito exposto a ressecamentos, bactérias e outras questões que precisam de atenção. Mostramos também quais são os principais problemas de pele e como você pode cuidar da sua pele com 4 cuidados simples.  

Quer manter a sua pele mais saudável e bonita? A Coderm tem uma equipe de profissionais dedicados para isso! Por isso, não deixe os cuidados com a pele de lado. Entre em contato e agende já sua consulta na Coderm!  

20%
OFERTA ESPECIAL DO SITE

Cuide da saúde do seu corpo. Você merece!

Desconto de 20% na consulta.
SOMENTE para agendamentos através do site!

AGENDAR AGORA