Conviver com imperfeições no corpo pode ser um desafio. Se tratando da pele, região sensível e que fica facilmente marcada, esse processo pode ser ainda mais difícil. Por modificarem a aparência e o aspecto da pele, cicatrizes e queloides extensas, largas e grossas podem interferir na autoestima.

O abalo ocorre especialmente se a cicatriz estiver localizada na face ou em regiões muito visíveis. Ocasionadas por lesões, feridas, queimaduras e por marcas de acnes, as cicatrizes são formações de tecidos fibrosos, desenvolvidas durante o processo natural de regeneração cutânea. São frutos do processo de cura que nosso próprio corpo realiza!

Procedimentos cirúrgicos também podem gerar uma cicatriz, especialmente os queloides. Mas, como se livrar desse tipo de problema? Existe tratamento? Neste artigo, saiba tudo que você precisa para conseguir amenizar esse incômodo!

Por que as cicatrizes e queloides nos incomodam tanto?

É evidente que o aspecto visual é o principal fator. Afinal, além de não deixarem a pele uniforme, essas imperfeições alteram a cor natural da pele e podem apresentar diversos tipos de formato.

Mas, além disso, alguns tipos de cicatrizes e queloides podem ser muito sensíveis e acabar causando:

  • Dor;
  • Desconfortos;
  • Coceiras;
  • Dificuldade de movimentação.

Como os queloides se formam em nossa pele?

O queloide é uma cicatrização extrema que ultrapassa a borda da pele.  Sua formação ocorre devido à produção exagerada de colágeno pelas células fibroblastos. É mais comum entre mulheres e pessoas com a pele mais pigmentada.

É possível eliminar cicatrizes no geral?

Sim. Atualmente já existem diversos tipos de tratamentos estéticos voltados para essa finalidade, além de medicamentos tópicos. Os procedimentos, no entanto, possuem resultados geralmente mais efetivos.

Os melhores tratamentos para cicatrizes e queloides

Pode ser que 100% das marcas deixadas por cicatrizes e queilodes não sejam removidas. Mas, a maioria dos pacientes reage muito bem aos tratamentos de peeling químico e laser CO2 fracionado, os principais procedimentos indicados para essa finalidade.

Porém, o tempo de duração e a frequência do tratamento irão de depender do quadro do paciente. Saiba como os tratamentos agem:  

Peeling químico

Através de ácidos aplicados na região, a pele passa por um processo de escamação, renovando as células superficiais da derme. Assim, a circulação sanguínea é ativada e região se regenera, removendo cicatrizes e também manchas.

Laser de co2 Fracionado

Emitindo dois feixes de luz diretamente na região a ser tratada, o laser agride a pele de forma segura, obrigando-a, no entanto, a desenvolver um novo ciclo epitelial. Nesse processo, a derme se regenera, assim como as fibras de colágeno e elastina.

Os resultados garantem uma pele mais firme e renovada, melhorando significativamente não só nas cicatrizes, mas também as manchas do entorno.

Como evitar a má cicatrização da derme?

Muitas cicatrizes são geradas por uma pré-disposição genética. Mas, com os devidos cuidados, elas também podem ser amenizadas.

Em caso de acne, evite ficar espremendo e apertando a região sem auxílio profissional. Quando espinhas e cravos são manuseados, as unhas acabam lesionando a pele, principalmente se forem acnes não maduras ou de difícil remoção.

Se tratando de lesões e queimaduras, respeite o tempo de regeneração da pele e não fique mexendo. Assim, uma nova ferida é evitada. Além disso, o uso de protetor solar e óleos cicatrizantes pode ajudar a evitar manchas e cicatrizes.

E, de uma forma geral, mantenha a sua pele sempre bem hidratada e tenha também o acompanhamento de um médico especialista.

Agende uma consulta!

Agora que você descobriu que não precisa viver para sempre com aquela marca desagradável, que tal investir na sua autoestima? Procure médico de confiança e realize uma avaliação de sua cicatriz.

Na Clínica Coderm você recebe atendimento especializado e indicação profissional sobre os melhores tipos de tratamento para o seu caso. Entre em contato e marque já a sua consulta!

20%
OFERTA ESPECIAL DO SITE

Cuide da saúde do seu corpo. Você merece!

Desconto de 20% na consulta.
SOMENTE para agendamentos através do site!

AGENDAR AGORA