A ginecomastia se refere ao aumento das mamas em homens, e possui esse nome por estar associada ao aparecimento de características femininas. Pode ocorrer tanto pelo aumento das glândulas mamárias quanto por conta do acúmulo de gordura.
Ainda que se trate de uma alteração benigna, gera bastante desconforto pelos prejuízos na aparência. Por isso, muitos homens recorrem ao tratamento estético. Continue lendo este post e saiba mais sobre a ginecomastia!
Causas da ginecomastia
Existem diversos fatores que podem estar associados à ginecomastia. Entre eles, destacam-se os seguintes:
- Reação ao contato com o estrogênio da mãe em recém-nascidos (nestes casos, normalmente ocorre a remissão espontânea da ginecomastia);
- Atraso no pico de testosterona na adolescência, havendo prevalência de estrogênio e, portanto, desenvolvendo aumento das glândulas mamárias;
- Alterações metabólicas;
- Fatores genéticos;
- Ganho de peso;
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Utilização de anabolizantes esteroides.
Outros distúrbios que podem levar à diminuição da testosterona são:
- Doenças hepáticas crônicas;
- Alguns tratamentos para câncer;
- Efeitos colaterais de medicações.
Como prevenir a ginecomastia?
Para prevenir a ginecomastia, é importante praticar atividades físicas regularmente, beber bastante água, dormir adequadamente e evitar consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Igualmente, é importante manter hábitos alimentares saudáveis e não utilizar anabolizantes esteroides.
Contudo, sabe-se que mesmo pessoas que possuem hábitos saudáveis podem, eventualmente, desenvolver ginecomastia. Nestes casos, é importante buscar um tratamento efetivo com um profissional de sua confiança.
Hidrolipoclasia: procedimento estético para a ginecomastia
Para melhorar a autoestima, muitos homens acabam recorrendo ao procedimento estético para tratar a ginecomastia. E é a hidrolipoclasia um dos principais tratamentos disponíveis.
A hidrolipoclasia é um tratamento altamente efetivo e minimamente invasivo, que destrói e elimina as células de gordura da região aplicada. O procedimento é realizado com anestesia local e, a recuperação é rápida e tranquila.
Se você sofre com sintomas de ginecomastia e quer tratar isso da forma mais recomendada e segura, agende sua consulta médica!