Com o passar dos anos, o envelhecimento cutâneo fica cada vez mais evidente. Afinal, o envelhecimento é um processo natural das células. Mas, quando a pele é submetida a fatores e condições prejudiciais, pode acabar envelhecendo antes do tempo previsto. O envelhecimento precoce acontece inclusive durante a juventude, se os devidos cuidados não forem tomados.

Para piorar, a pele do rosto, “cartão de visitas” de qualquer pessoa, é uma região cutânea mais fina e frágil. Ou seja, exige maiores cuidados. Descubra o que pode envelhecer a sua pele e saiba como prevenir e cuidar!

O que causa o envelhecimento precoce?

Além da exposição a fatores agressivos, o envelhecimento precoce é ocasionado também pela falta de cuidados e por alguns hábitos do dia a dia. Uma pele negligenciada ou agredida demasiadamente, certamente ficará danificada e até mesmo doente. Inclusive, a alimentação pode influenciar nesse processo.

Por exemplo: o alto consumo de carboidratos interfere diretamente na produção de colágeno, responsável pela firmeza da pele. Confira outros fatores que contribuem para o envelhecimento precoce:

  • Exposição excessiva aos raios de sol;
  • Exposição excessiva à poluição e sujeira;
  • Má alimentação;
  • Má hidratação corporal;
  • Estresse;
  • Insônia;
  • Consumo de tabaco;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Não limpar a pele corretamente.

Porém, é importante citar que a genética também contribui no processo de envelhecimento cutâneo, podendo ser responsável por até 20% do percentual de envelhecimento.

Quais os sinais de envelhecimento precoce?

Um dos indícios mais evidentes de uma pele envelhecida é o aparecimento de rugas finas, como os famosos pés de galinha. Mas, esse não é o único indício: o surgimento de manchas de sol, flacidez, olheiras, bigode chinês (perto da boca) e ressecamento da pele são outros sinais do envelhecimento.

O que fazer para evitar o envelhecimento da pele?

Ter hábitos saudáveis e se prevenir contra o sol, principalmente utilizando protetor solar, já contribuem muito! Mas, depois dos 25 anos, o cuidado pode ser intensificado com uma rotina de skincare bem realizada e com a adoção de bons hábitos, como:

  • Fazer limpeza facial com produtos para o seu tipo de pele;
  • Evitar cigarro, bebida e alimentos nocivos;
  • Remover a maquiagem com uso de demaquilante;
  • Utilizar um hidratante eficiente;
  • Usar cremes anti-idade que corresponda a sua faixa etária;
  • Criar o hábito de esfoliar e aplicar máscaras faciais;
  • Massagear o rosto para ativar a circulação sanguínea.

O uso periódico de dermocosméticos, como antioxidantes, antiglicantes e cremes ricos em vitamina C e E, também se tornam indispensáveis para o controle das manchas. Mas, o ácido retinoico é ainda mais indicado para quando a pele começa a envelhecer e demonstra a perda de vigor.

No entanto, para um tratamento eficaz, é necessário procurar um médico. Somente um profissional poderá receitar os melhores tratamentos para cada tipo de pele de forma segura. O uso indiscriminado de dermocosméticos pode resultar em alergias e queimaduras.

Como tratar o envelhecimento do rosto?

Mas, se a pessoa já esta descontente com as marcas e os aspectos deixados pelo envelhecimento, somente a prevenção não será suficiente.

O mais recomendado é investir em procedimentos estético eficazes. Através de tratamentos específicos para a pele do rosto é possível melhorar o que já está danificado e ainda prevenir novos sinais. Confira dois procedimentos:

MD Codes

O MD Codes é um tratamento de preenchimento, que é também uma harmonização facial mais natural, recupera o volume e a elasticidade facial. Pode ser realizado em diferentes regiões: olheiras, testa, bigode chinês, mandíbula e queixo.

Laser Fracionado

O laser de CO2 Fracionado atua através de dois feixes de luz emitidos que, quando em contato com a pele, cria um novo ciclo epitelial. Nesse processo, a produção de colágeno aumenta, garantindo mais firmeza e vigor para a pele tratada.

Agende uma avaliação!

Quer se prevenir contra o envelhecimento precoce? Procure por profissionais competentes! Clique no botão abaixo e agende a sua consulta com o Dr. Eduardo Colácio!

20%
OFERTA ESPECIAL DO SITE

Cuide da saúde do seu corpo. Você merece!

Desconto de 20% na consulta.
SOMENTE para agendamentos através do site!

AGENDAR AGORA